quarta-feira, outubro 08, 2008

Esboço de uma Teoria do Poder

São poderes efetivos na sociedade:

Impérios midiáticos
Sociedades Secretas
Liderança empresarial
Partidos Políticos
Intelectuais - Clero secular
Igrejas - Clero religioso
Exército

A Liderança empresarial exerce seu poder em conjunto através de organizações como a Firjan ou a Fiesp, ou individualmente, mediante lobby junto a congressistas e membros do Executivo.

Os Impérios Midiáticos são capazes de derrubar políticos e mudar de forma repentina ou mesmo ocultar a visão do público a respeito de um determinado fato. Talvez o exemplo mais forte do exercício desse poder é a frase do presidente norte-americano Johnson, que disse que a América não poderia perder o apoio a guerra no Vietnã do âncora de telejornal Walter Cronkite. A imprensa americana criou uma imagem de que a guerra estava perdida quando na verdade ela fora vencida. A Ofensiva do Tet foi um fracasso, mas as imagens de vietcongues tentando invadir a embaixada americana foram expostas ao público como sinal de uma situação militar desesperadora, o que não era verdade.

As Sociedades Secretas criam uma série de símbolos praticamente só conhecidos pelos integrantes das Sociedades, com exceção da mais famosa delas, a Maçonaria, cujos ritos são relativamente conhecidos por pessoas de fora da organização. Os membros das sociedades secretas se protegem entre si. Seu poder não é tão forte como querem fazer crer alguns, porém é efetivo.

Os intelectuais, a quem chamo de clero secular, e a Igreja, ou o clero religioso, criam as idéias, conceitos, imaginação popular e sons com que as pessoas pensam. Incluem-se entre os intelectuais jornalistas tarimbados, professores universitários e extra-universitários, escritores, poetas, músicos e artistas criadores em geral. Até esse escriba pertence ao clero secular, ainda que não tenha tanta influência. O clero religioso é formado por toda a sorte de membros da hierarquia das Igrejas, sendo os mais proeminentes o Papa, bispos, cardeais e padres, no caso da Igreja Católica Romana e os pastores em se tratando das Igrejas Protestantes. Estas são as autoridades religiosas mais poderosas no Brasil, embora haja outras.

Os Partidos Políticos...

(continua)

Nenhum comentário: