segunda-feira, dezembro 03, 2007

Notas sobre A República de Platão

Mais do que o desenho que faz do Estado em A República, é importante notar em Platão sua idéia de fundo de sociedade. Há pessoas que consideram Platão um tirano, mas essa é uma visão muito superficial. Algumas frases de A República são significativas para derrubar essa tese. Quando, ao ser perguntado por seu interlocutor se o guardião não rejeitaria a vida contrita que lhe é designada tornando-se um tirano, Sócrates - o personagem-voz de Platão no livro - responde, citando Hesíoso, que a "metade é melhor que o todo", ou seja, que viver as paixões com parcimônia é melhor que vivê-las desregradamente. Essa frase indica que Platão não acreditava nesse Estado modelo de uma forma utópica, muito menos imposta, mas demonstra que Platão lamenta que o guardião - o governante - possa abandonar a vida contrita feliz que tem para tiranizar os governados, tornano-se ao final infeliz também. De nada adianta todo o desenho constitucional do Estado se o guardião não estiver disposto a levar uma vida contrita. É coisa a se lamentar apenas, pois fará mal a si mesmo e à cidade. Platão sabe que a lei é feita para os homens. Uma lei boa não faz um homem bom. Ao contrário, o homem bom faz a lei boa. De forma intuitiva talvez, Platão prescreveu uma lei fundamental de conduta ao guardião a qual é a tentativa de captar a lei moral que rege o coração do grande homem, e que só esse pode conhecer. O grande homem é que ele chama de o guardião.

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu preciso comprar esse livro! Eu li no primeiro período da faculdade e fiquei facinada. Eu gostaria de saber mais sobre ele pra poder discutir...

Danielhenlou disse...

Tenho o livro em pdf. E também há versão em inglês na rede. Posso enviar para você.

Wagner disse...

Bom dia Daniel, tudo certo? Eu estou estudando Platão agora. Na real não gosto muito dele. Prefiro filosofia contemporânea. Mas sei que sua compreensão é fundamental pra entender a história da filosofia. Na República eu gosto muito da dialética. Mas acho que a o comunismo que ele talvez pretende é meio duvidoso. Mas, na boa, eu keria treinar meu inglês, você passa o link da versão em inglês? Abraços!

Danielhenlou disse...

Tudo bem Wagner. O Platão não é comunista. Imagine se Josef Stálin, Fidel Castro, Mao Tse Tung, Lenin ou Karl Marx seriam capazes de dizer que o governante deve ser o mais relutante em governar. O Platão chegou a ser preso e vendido como escravo em episódio interpretado por alguns como tentativa de um golpe de Estado, é certo que Platão tinha um pendor político destacado, mas também era um homem profundamente desiludido, tanto com a democracia, em que ele via a má condução durante a Guerra do Peloponeso pela sujeição fácil à vontade do populacho, quanto com a oligarquia, que consentira na morte do mestre Sócrates. Olhe, sinceramente, creio que disse isso em outro comentário uns posts atrás, Platão pode te confundir a cabeça, e creio que quanto mais confuso você fica, mais você o está entendendo, porque ele também estava confuso.
O link para o livro em inglês eu não estou conseguindo colocar aqui, porque há um máximo de espaço em cada linha. Manda um email para mim que lhe envio o endereço. Meu email você encontra no perfil.
Um abraço.

Danielhenlou disse...

Fiz um comentário errado aqui e devo retificá-lo. Não foi durante a oligarquia dos trinta tiranos que Sócrates foi condenado à morte. Foi cinco anos depois, em 399 AC, já tendo sido restaurada a democracia por Trasímaco. A tentativa da oligarquia dos trinta tiranos de envolver Sócrates em seus crimes pode ser considerada um dos motivos para sua perseguição posterior. Veja o que diz Frederick Copleston na sua magna obra History of Philosophy, no capítulo Vida de Platão:

"His relatives in the Oligarchy of 403-4 urged Plato to enter upon political life under their patronage; but when the Oligarchy started to pursue a policy of violence and attempted to implicate Socrates in their crimes, Plato became disgusted with them. Yet the democrats were no better, since it was they who put Socrates to death, and Plato accordingly abandoned the idea of a political career."

Danielhenlou disse...

Um excelente link sobre a história do processo de Sócrates (dividirei o endereço em partes, pois essa página está formatada para não aceitar determinado número de letras em cada linha. Na hora de ver o link, portanto, cole as partes.)
www.law.umkc.edu/faculty/projects/
ftrials/socrates/
socratesaccount.html

Silmara Silva disse...

você tem conhecimento da parte da republica de platão que fala do injusto perfeito? e do justo visto com injusto?? eu to precisando da interpretação da base desse dialogo feitas por alguns escritores, que trabalham essa parte da obra dele, para uzar como ponto de referencia p poder escrever um artigo... sobre a situação social do Brasil em relação a questão de ser justo e injusto...em paralelo ultilizando o Filme Cronicamente Enviável,

obrigada,

Silmara Silva disse...

se tiver cm vc m responder por e-mail, ficarei grata,


silmara
estudante de psicologia

sysyanjinha@gmail.com

Silmara Silva disse...

Tudo bem quando termina bem...

Biquini Cavadão - Impossível

é isso mesmo??? ou apenas mais uma frase?

Silmara Silva disse...

muito obrigada!!

Anônimo disse...

Ola, estou necessitando do livro a republica de Platao, e procurando vi q possui em versao pdf. Vc pode enviar pra mim, ira me ahjudar muito. Grato desde já. Waldovix@hotmail.com

Anônimo disse...

It’s really a nice and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

Kleyton Carneiro disse...

brother quem puder pode mandar pr meu email ou me add no msn orkut preciso muito desse livro e naum tenhum grana pr compra

ryuuzaki51@hotmail.com

esse é meu MSN orkut email td pode add

agradeço abraços