quarta-feira, maio 09, 2007

Comentário sobre aborto e eutanásia

O mote do artigo comentado era o desarmamento. Falava ainda sobre aborto e eutanásia, que foram o tema principal do comentário. Um rapaz chamado Bernardo ficou muito enfezadinho da vida por eu ter dito que não é certo a mulher matar o seu próprio bebê, e saiu dizendo que eu era machista, meio enrolado com as palavras, pois não sabia escrever. Respondi à altura, e um pouco além, razão pela qual já me penitenciei. O link é www.thiagoprado.blogspot.com.

"É de uma contradição esse tipo de direita?
Não pelos motivos que você elencou. Se não vejamos.
Seu argumento foi que os conservadores não querem ver a cara do Estado quando o assunto é porte de armas, porém quando o assunto é aborto e eutanásia querem proibir a liberdade das pessoas.
Em primeiro lugar, é falsa a idéia de que os conservadores, esses que você citou como exemplo, são contra a interferência do Estado no domínio das armas. Nunca vi o Olavo falando contra a regulamentação imposta para a liberação ao porte de arma, a qual estabelece condições que incluem a aprovação em um batalhão de testes, da mesma forma que tirar carteira de habilitação de motorista. A pessoa precisa ter ainda mais de 25 anos. Muito ao contrário, já o vi dizendo algo no sentido de que a pessoa que possui arma deveria estar obrigada a ajudar a polícia em certos casos.
Segundo ponto: a liberação do aborto é um assunto que vai além da discussão da ingerência do Estado na vida particular das pessoas, caso se considere, como eu considero, que aquela coisinha expelida pelo aborto é uma pessoa. E que portanto o aborto é um assassinato. Aí você tem dois valores em jogo: a vida daquela coisinha e a liberdade da mulher de tirar algo indesejável do seu corpo. A prevalecer este segundo valor, segue que o Estado está desobrigado a proteger a vida das pessoas porque em primeiro plano está uma liberdade individual que inclui a faculdade de matar outra pessoa. É o estado natural que Thomas Hobbes imaginou em um exercício de lógica pessimista sem comprometimento com a realidade. No estado natural não havia o Estado.
Para aqueles que não consideram aquela coisinha expelida pelo aborto como uma pessoa, o que talvez seja o seu caso, então realmente a proibição do aborto é uma intromissão indevida do Estado na esfera individual. Na discussão sobre liberação do aborto, há portanto uma diferença de entendimento quanto a essência daquela coisinha expelida, o que não nada tem a ver com o fato de o Estado poder ou não se intrometer na liberdade das pessoas, a não ser, como já assinalado, que se considere que o Estado não deva proteger a vida ( e nem a liberdade, pois a pessoa cuja vida está ameaçada também tem, por conseqüência necessária e óbvia, sua liberdade ameaçada ). Você poderá dizer que o Estado, enquanto proíbe a prática do aborto, está decidindo qual a essência daquela coisinha expelida, uma vida humana neste caso, e que a decisão sobre a essência daquela coisinha deveria ser deixada ao arbítrio individual, cada mãe decidindo o futuro de sua coisinha. Se o Estado adotasse essa posição, não significaria pari passu que ele estaria imparcial na questão. Pois a permissão ao aborto implica na aceitação pelo Estado de que aquela coisinha não tem vida, ou então na aceitação de que, em havendo vida, a mulher pode escolher tirá-la, o que é um assassinato dentro da lei. Nesta situação, não há isenção. Qualquer atitude ( ou omissão ) já manifesta uma posição. Pôncio Pilatos lavou as mãos, e Jesus Cristo foi crucificado do mesmo jeito.
Resta que qualquer legislação sobre o aborto já implica uma posição sobre o assunto. Ou aquela coisinha é uma vida ou não é. Não sendo possível afirmar categoricamente tanto uma quanto outra hipóteses, a atitude plausível é preservar a vida da coisinha em detrimento da liberdade da mulher de expelí-la de seu corpo.
Sempre que começa essa discussão sobre aborto, eu digo que meus pais não queriam ter tido filho no momneto que tiveram, preferiam ter deixado para depois. Se o aborto fosse uma prática legal e culturalmente válida na época, eu poderia não existir. E nem os meus pais, que nasceram sem querer. Cito por fim uma frase do presidente norte-americano Ronald Reagan, que é uma sacada genial: "I've noticed that everyone who is for abortion has already been born."

Eutanásia: necessário marcar a diferença entre eutanásia e suicídio assistido. Este requer o pedido da pessoa para ser morta tendo em vista que nas suas condições não consegue se matar. É o caso deste último filme do Clint Eastwood, um dos piores dele, e que ganhou o Oscar de melhor filme. A boxeadora quer se matar no leito do hospital, mas não tem mais o movimento de braços e pernas, e por isso o jeito de realizar o seu intento é pedir a ajuda de seu ex-técnico e amigo.
Eutanásia, por sua vez, é matar uma pessoa que estaria sofrendo bastante, mas fazê-lo sem que a pessoa interessada esteja consciente disto. É um assassinato portanto.
O suicídio assistido é um assunto que estaria unicamente ligado ao arbítrio individual, e o Estado não deveria portanto se meter. No entanto, as leis de um país não são feitas unicamente, e nem primordialmente, com fundamento no direito natural. Há uma cultura, uma visão de mundo anterior que dá base a elas, moldando-as. O fato de se permitir que uma pessoa possa matar outra pessoa, mesmo que a pedido desta, traz consequências não apenas para as pessoas envolvidas mas para toda a nação, haja vista a repercussão havida no caso Terry Schiavo ( que não é um caso de suicídio assistido e nem de eutanásia exatamente, mas uma terceira coisa ). Nestes casos em que a cultura de um país está envolvida, penso que a discussão sobre a ingerência ou não do Estado é coisa posterior. A própria concepção de Estado depende da cultura, a qual poderá estar sendo seriamente abalada por uma decisão errada. Esse é o caso da discussão sobre o suicídio assistido, que traz no seu bojo o valor que uma cultura dispensa à vida humana.
Não está no mesmo patamar a discussão sobre desarmamento. Esta se liga principalmente a argumentos do direito natural e do bom senso, os quais mandam que um homem tenha os meios para defender a sua casa, a sua família e a sua vida.
Quando você for falar sobre um assunto delicado e espinhoso como o aborto ou a eutanásia, não deixe que sonhos brancos de alguma forma interrompam ou diminuam a sua análise sobre estes assuntos. A imaginação e os sonhos têm sentido e função intelectual na medida em que nos aproximam do real. Quando servem para nos afastar dele, aí eles se tornam monstrinhos da razão."

Ps: O filme de Clint Eastwood é ruim, mas a atuação de Morgan Freeman foi ótima.

4 comentários:

Anônimo disse...

Diga não ao aborto!!!

Você já pensou em quantas vidas são perdidas com o aborto?

O aborto é um assassinato a sangue frio contra criaturas inocentes que Deus enviou para enriquecer nossas vidas. Como podemos praticar tal ato?

Jamais saberemos quanto um abortado sofre, ficam deformados, chorando a dor de seus pais o rejeitarem, de sua mãezinha o achar um peso e um intruso. Essas mulheres não param para pensar a felicidade que é ser mãe, algo divino e grandioso, se todas pensassem nos seus atos antes de praticá-los nada disso ocorreria, há vários métodos de se evitar uma gravidez.

Alguém sabe a definição de curtir a vida?

Pois vou dizer qual é:

É saber viver ao lado das pessoas que te amam, é dar amor e receber(sempre tem alguém que nos ama), é acreditar na bondade do Senhor que esta sempre nos carregando no colo, é dar valor ao ser humano, ao seu corpo, a sua alma, a sua vida!

Curtir a vida não é ir pra festa e se deixar levar pelos vícios que amanhã ou depois vão destruir você e quando você olhar para trás irá se arrepender de não ter "curtido" a vida de uma outra maneira, a maneira do amor, da vida, da paz e da saúde. Uma criança gerada no útero de sua mãezinha nada mais é do que a continuação da própria mãe, é uma vida que esta começando, cheia de amor e de felicidade, cheia de sonhos que são destruídos pelas mãos de um "médico" que jurou salvar vidas e não acabar com elas e o pior é que é com o consentimento dos pais, que por sua vez deveriam se envergonhar de tamanha covardia.

Tantas jovens se destruindo, achando que estão aproveitando a vida, estão apenas encurtando a vida, não vão levar nada de útil, apenas dor e remorso, por que o aborto é um assassinato.



Oração para as mães!!!


Bendito és, meu Pai, por me teres ofertado uma mãe, mulher que deixou desabrochar em seu ventre o meu espírito e me amparou em criança. Foi o guia dos meus dias, o anjo das minhas noites, a mãe das horas difíceis, a amiga dos momentos alegres, conciliadora nas minhas contendas, baluarte do meu caráter. Mãe, pronuncio teu nome baixinho para os outros, mas para o meu coração uma sinfonia de amor. És também bendita, toda minha. Só tu, mãe, me conheces como sou e me amas mesmo assim. Flor do meu caminho, alicerce do meu lar, brisa da minha vida. Mãe querida, que Deus te abençoe, és meu anjo protetor.


Oração extraída do livro "Deixe-me Viver" por Luiz Sérgio, autor espiritual.



Oração!!!

"Senhor, tem piedade de quem pratica o aborto, mas tem piedade maior daqueles que podem evitar esse assassinato e permanecem indiferentes, por julgarem que em um feto não existe vida. Os aborteiros, pelo dinheiro fácil, estão violentando as leis da natureza. Senhor, por caridade, faze descer sobre todo o planeta a luz do esclarecimento, para que os homens deixem nascer aqueles que se submetem a toda uma trajetória de reencarne e depois são assassinados a sangue frio por seres sem fé e sem amor. Apieda-Te de todos nós e faze de cada homem um instrumento da Tua paz."



Oração extraída do livro "Deixe-me Viver" por Luiz Sérgio, autor espiritual.

Anônimo disse...

olá, li um pouco o teu blog e adorei imenso, tás a trabalhar muito bem!
Continua com o bom esforço!
Au revoir

Anônimo disse...

Hello, analisei o teu blog e refecti mesmo muito,penso que estás a informar muito bem!
Vai em frente com o atua página!
Adeus

Anônimo disse...

olá, possuis uma web page muito boa, adorei Lê-lo, e mais uma vez aqui venho pois como estamos na altura do natal Feliz Natal, e que para 2011 faças muitas postagens a todos páginas online, são estes os votos de alegria dos webmasters!
Bom Natal e um fantástico ano novo