domingo, maio 27, 2007

O que é um milagre.

“(...) Definir o milagre como ruptura das leis naturais é de certo modo você inverter a realidade porque tudo o que você chama de natureza é o círculo daquilo que você conhece, e você sabe que para lá da natureza existe o infinito. Ora, então se o universo finito que você conhece tá dentro do infinito, é claro que o infinito transcende e abrange o universo conhecido. E se ele transcende e abrange, é ele que determina, é o infinito que tá com a corda toda, não é o finito não. Quer dizer, se você pegar todas as leis conhecidas da natureza, conhecidas e por conhecer, elas são como queijo suíço, elas são cheias de buraco. As leis da natureza jamais completarão um tecido de realidade, você tá entendendo? O finito está entrecortado pelo infinito.
Então quer dizer que o infinito está continuamente realimentando, se você tomar a realidade como um conjunto de possibilidades finito e a idéia mesma de lei científica é isso, que é possível um sistema fechado... isto não tem como existir por si, é necessário que o infinito o alimente continuamente com novas possibilidades...( de outro modo ) seria a entropia total. Então não é o milagre que rompe a lei da natureza, a lei da natureza é apenas um pedaço que está preenchido entre dois rombos, vamos dizer, de infinito. Então isso quer dizer que o milagre não apenas acontece de vez em quando, mas ele é uma necessidade absoluta, quer dizer, o mundo se sustenta dentro disso. O mundo natural se sustenta dentro do milagre, do miraculoso. O miraculoso é aquela ação que vem do infinito.(...)"
Olavo de Carvalho, no sétimo bate-papo com Yuri Vieira. Você pode ouví-los aqui.

3 comentários:

Yuri Vieira disse...

Olá, Daniel
Também quero sugerir esse outro link, uma vez que o citado por vc, embora ainda esteja online, já não vem sendo atualizado há algum tempo:

http://blogdo.yurivieira.com/audio/

O diálogo citado por vc também se encontra aí.

Abraço!

Danielhenlou disse...

Olá, Yuri,

veja como funciona essas coisas. Ontem cheguei a procurar algo sobre o que era milagre numa revista online e segunda-feira falei a seu respeito num encontro sobre o Livro de Urântia, uma vez que comecei a ler o livro porque você o mencionou, e agora você me aparece aqui.

Obrigado pela correção!

Quando vier ao Rio, entre em contato.

Um abraço!

Danielhenlou disse...

Aliás nunca lhe agradeci por ter, mesmo sem o saber, me apresentado o Livro de Urântia. Obrigado!