terça-feira, maio 26, 2009

Anjos e demônios em revista

Entre uma e outra mentira histórica, La Purga, por exemplo, o assassinato a mando da Igreja romana de quatro cientistas membros da sociedade Illuminati, no século dezessete, sociedade essa que só surgiria no século seguinte, e muita correria, tanto correria física quanto na hora de explicar as conclusões das investigações simbólicas, o filme Anjos e Demônios consegue trazer diversão. Não é nem de longe um Indiana Jones, e o final do filme é arrastado. A reviravolta do personagem que ameaça a Igreja é inverossímil, assim como o seu plano de dominação papal, que inclui a ameaça de uma bomba feita de anti-matéria, a qual irá explodir toda a Roma, mas que no último momento detona sem maiores conseqüências.

Enquanto isso, Robert Langdon, o personagem de Tom Hanks, passeia por boas paisagens da cidade eterna e traz momentos de emoção em sua busca para salvar os quatro preferiti, ou seja, os favoritos para a sucessão do papa recém-falecido, que foram seqüestrados.

Para aprender sobre direito canônico em tempo de sucessão papal, o filme também é uma delícia.

Atualização:
Na seção de comentários, a leitora Stella escreveu: "Eu acrescentaria que a imagem que o filme passa da igreja me lembrou os filmes sobre a máfia."

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acrescentaria que a imagem que o filme passa da igreja me lembrou os filmes sobre a máfia. Stella

Anônimo disse...

"Embora nos viajamos o mundo todo para encontrar o belo, devemos carrega-la conosco ou nos nao encontramos isso." ~ Ralph Waldo Emerson