sexta-feira, maio 01, 2009

Notas das semanas que passam

O arcebispo de São Paulo discursou hoje e disse que o sistema capitalista é culpado pela crise financeira global. Não, Excelência, não é, a culpa da crise é do pensamento politicamente correto que obriga moralmente potenciais credores a emprestarem capital que não tem a indivíduos com potencial baixo de quitar dívidas. Outra causa da crise é o abatimento que a Receita americana faz para os cidadãos endividarem-se na compra da casa própria. O instrumento que vai completar cem anos de existência e que já nasceu torto por não prever a dedução em compra a vista, apenas na espécie a prazo, serviu quando parte da população não tinha casa própria, mas agora é uma bomba que deve ser desativada. A bolha do mercado imobiliário tem aí sua origem.

O Reverendíssimo criticou o capitalismo, mas não tem, porque não existe, proposta para substituí-lo por outro sistema, salvo pelo socialista, o que já se provou, na prática e na teoria, ser uma péssima troca. Políticas socialistas como a educação e cobertura médica universais, boas o quanto sejam em si, funcionam dentro de um sistema de livre empresa em que os cidadãos são capazes de juntar capital para abrir negócios e fornecer os serviços de que a população necessita. Se a população não necessitar do serviço que oferece, o empresário verá seu negócio perecer naturalmente. O sistema de controle de preços praticado na URSS e até no Brasil governado por José Sarney gerou distorções e falta de produtos nas prateleiras.

..........

Suas Excelências, os deputados, foram criticadíssimos nas semanas que passaram por usar dinheiro público para pagarem viagens de avião para familiares e amigos. Todos eles erraram, salvo um, o deputado Fernando Gabeira, esse apenas se enganou.

..........

A África do Sul elegeu para presidente um estrupador.

..........

O presidente paraguaio Fernando Lugo, bispo licenciado da Igreja Católica, teve filhos inclusive com uma menina de dezesseis anos.

Nenhum comentário: