terça-feira, julho 05, 2011

Comunismo, capitalismo, democracia e família

Contrapor o estado comunista a um estado capitalista não faz sentido. Comunismo e capitalismo não são espécies do mesmo gênero. O primeiro é um modelo político, o segundo tem menores pretensões, é um modelo econômico, aliás surgido naturalmente, nunca tendo sido planejado, como o primeiro necessariamente é.

O capitalismo costuma ser o modelo econômico de países democráticos. Enquanto tais, podem ser governados inclusive por partidos comunistas e socialistas que vençam as eleições, como de fato acontece.

A desagregação da família, um dos pontos da cartilha comunista, não foi adotada nos países democráticos pela "lógica intrínseca" do sistema capitalista. Pensar apenas em dinheiro -- e o capitalismo pode exasperar o desejo por dinheiro -- leva alguém a deixar de lado valores, como o da lealdade para com os seus. Mas ser um capitalista não significa pensar apenas em dinheiro, necessariamente. Pode-se ser capitalista e ter dedicação pelos familiares. Se o objetivo é acumular capital, preservar as famílias pode ser uma política muito boa, por sinal. Não o é, porém, se o objetivo for a dominação, que quer atomizar a sociedade, deixando a descoberto seus poderes intermediários, aqueles entre o estado e o indivíduo, como a família e a igreja.

Nenhum comentário: