segunda-feira, novembro 10, 2008

O saldo de George W. Bush

O presidente norte-americano George W. Bush deixará o cargo de presidente do país tendo evitado ataques terroristas no território norte-americano desde o onze de setembro, ataque o qual foi gestado sobretudo durante a administração Clinton.

Sobre a guerra no Iraque, Bush terá evitado a morte de 108.647 civis iraquianos, segundo dados de junho de 2007, caso Sadam Hussein não tivesse sido deposto. Tomando-se o total de civis mortos produzidos pela ditadura de Hussein desde 1979 até 2003 e fazendo uma regra de três para compará-lo com o números de civis mortos durante a guerra e ocupação norte-americanas, tem-se que o número acima referido de civis foram salvos. Veja a explicação e as contas aqui.

Sobre a economia, o presidente eleito Barack Hussein Obama herdará de George W. Bush uma crise financeira de grandes proporções. Entretanto, não é correto imputar a culpa da crise apenas nos ombros de Bush, posto que a atuação de congressistas norte-americanos, incluído entre eles o ex-senador Barack Obama, no sentido de impedir a regulamentação das organizações financeiras que emprestavam a grupos sociais com alto risco de calote, contribuiu para incentivar a chamada 'farra do crédito.'

A respeito das responsabilidades dos agentes públicos na prevenção, monitoramento e redução de danos do desastre causado pela passagem do furacão Katrina, não fui capaz de reunir informações o bastante para emitir um julgamento.

Nenhum comentário: