sexta-feira, novembro 28, 2008

Diagnóstico da elite do segundo ciclo carioca

Os três colégios cariocas mais bem classificados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado foram o São Bento, o Santo Agostinho e o Santo Inácio. O primeiro não aceita meninas nos quadros discentes, e por isso é bastante criticado, e os outros dois sofrem terrivelmente a influência da cantilena marxista.

O São Bento é um dos colégios mais antigos da cidade do Rio de Janeiro. Entre os formados no colégio, conta-se, por exemplo, o maior músico brasileiro, Heitor Villa-Lobos. O São Bento tem uma característica que o diferencia dos demais colégios da cidade. Ele oferece uma disciplina chamada cultura clássica, onde se aprende sobre as principais obras do gênio humano ocidental, o que torna os alunos beneditinos os mais cultos.

Santo Inácio e Santo Agostinho preparam fortemente seus alunos para os vestibulares e por isso contam muitos aprovados nas principais universidades do Estado fluminense. Entretanto, esses dois colégios, que são católicos, por terem abraçado sem reservas a ideologia utópica da esquerda, relegaram ao segundo plano os valores fundamentais da convivência humana, adotando em seu lugar valores que têm por égide a ultra-complacência para com criminosos ou, usando um termo cristão, para com o pecado. Muitos alunos formados nos colégios Santo Inácio e Santo Agostinho se tornam ateus ou agnósticos.

Seria injusto dizer que o São Bento está livre da influência marxista, porém ali o respeito pela obra clássica salva os alunos, os quais estão aptos a procurar por si as melhores idéias para norteaream suas vidas. Nos outros dois, embora letrados, os alunos sofrem de um certo 'cansaço moral' que os torna insensíveis à busca da verdade e também do belo.

Já que estamos falando de colégios católicos, é o caso de rezar pelo surgimento de colégios fortes e moralmente ricos. Antes que Stravoguine diga "Tudo me aborrece" ou Brás Cubas conte enfastiado (mesmo sem ter nada para fazer) a sua vida de fracassos, que tal seguir com Sócrates o caminho das pedras da verdade doa a quem doer? Clama o fantasma o juramento daqueles que devem perseguir a justiça, contra o novo rei embora.

Nenhum comentário: