sexta-feira, setembro 08, 2006

comentário ao artigo Muito além do Código da Vinci

Aqui o que escrevi sobre o artigo Muito além do Código da Vinci, de Caio Rossi, disponível no site midiasemmascara.org.
"Bom, vocês já devem ter recebido vários emails sobre o artigo de Caio Rossi. Na medida em que creio entender do assunto, gostaria de comentar uma idéia do artigo.
Jesus Cristo nao está no mesmo patamar que Maomé. Os hadiths citados pelo autor não significam que Maomé tivesse sido uma espécie de Verbo incarnado, que é o Cristo Jesus. Apenas a "luz" de Maomé, a partir da qual todas as coisas foram feitas, poderia ser associada ao Verbo, o qual, encarnado, é o Cristo. Mesmo assim, seria necessário considerar em termos figurados a frase de que a Luz foi criada, pois o Verbo divino cristão nao foi criado, mas sempre esteve com o Pai. É o "EU SOU", preexistente a Abraão, como Jesus afirma de si no evangelho de João. Se a Luz de que fala Maomé foi criada, então ela não pode ser o Verbo divino.
Além disso, Maomé nao poderia ser a luz que desceu ao mundo em forma humana. Nao é isso o que ele afirma, ele diz que é da luz de Allah, nao que é a Luz de Allah. Jesus Cristo não era do Verbo Divino, Jesus Cristo era o Verbo Divino. Por sua vez, a própria história de vida dos dois homens mostra que eles não são semelhantes. Jesus Cristo não cometeu pecados, Maomé sim."

Nenhum comentário: