sábado, novembro 24, 2007

A educação liberal e a educação brasileira

por Daniel Lourenço

A educação liberal constitui-se dos famosos 3R's no inglês: "reading", "writing", "arithmetics". Ler, escrever e contar são os fundamentos de qualquer educação que se pretenda verdadeira. Relegar esse aprendizado a um segundo plano ou igualá-lo ao aprendizado de técnicas profissionalizantes é o erro por trás do emburrecimento de uma população.

Muito se tem falado no Brasil de inclusão digital. O governo quer que as escolas tenham computadores para que os estudantes estejam preparados a usar essas máquinas no mercado de trabalho. Preparar um estudante para mexer com computadores não é ruim, desde que não se esqueça do que é fundamental. Quem sabe ler e escrever bem tem muito mais capacidade de aprender novidades do que quem que não sabe. A técnica de usar computadores será aprendida de uma forma ou de outra durante a vida. Apenas demonstra o desinteresse pela formação humana a preocupação excessiva com esse aprendizado. Assim, não espanta que o Brasil ocupe os últimos lugares nas competições internacionais de estudantes.

Outro ponto bastante discutido é a educação através do esporte. Comenta-se que o esporte tira crianças da rua e que ensina valores como lealdade e competição. Mais uma vez há um desvio de foco do que é principal. Não se trata de condenar a educação física, mas de dar-lhe o seu devido lugar. Até grandes esportistas que ganharam salários bastante altos puderam encerrar suas carreiras em dificuldades financeiras por não saberem administrar seu dinheiro. Isso em parte porque não aprenderam a fazer contas direito.

Por fim, a política de passar de série o aluno independente de seu rendimento acadêmico tende a ser desastrosa. Alunos bons e talentosos ver-se-ão desprestigiados e desmotivados, como se já não bastasse o Presidente da República orgulhar-se de não gostar de ler.

O cenário da educação brasileira não é promissor. A ênfase dada a aspectos secundários é um erro, sem falar na ideologização do ensino. Um país não se faz apenas de profissionais, mas de homens em primeiro lugar. A educação liberal clássica cria esses homens.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo. A educação pelo esporte deve ser uma das diretrizes para a formação do cidadão, todos deveríamos ter o direito de uma formação completa. Eu cheguei a conclusão que formar uma boa educação é super complicado, nem os pais da gente concordam muitas vezes e eles são só duas pessoas, imagina desenvolver planos pra um país inteiro e fazer eles sobreviverem aos mandatos??? Eu tenho conciência que é uma tarefa difícil, mas que os governantes não têm a educação como prioridade.

Vladimir disse...

Amigo, está errado em dizer que a Educação Liberal corresponde à educação dos 3R's. Procure se informar... no livro "Trivium" da Editora É Realizações explica um pouco isso.

Danielhenlou disse...

Vladimir, observe o que disse Mortimer Adler, talvez o maior educador do século XX, para quem "os três erres, que sempre significaram as disciplinas formais, são a essência da educação geral ou liberal." (Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Educational_perennialism#cite_ref-4. Tradução minha).

Volto ao assunto.