Se você quer chamar o nazismo de direita, veja uma lista do que te ajuda e do que te atrapalha:
Te atrapalha:
- o líder conservador alemão Alfred Hugenberg chamou o nazismo de bolchevismo marrom e o comunismo de bolchevismo vermelho em 1932.
- Conservadora sem poréns à época, a Igreja Católica nunca gostou do nazismo, para dizer o mínimo. Você deve ter uma vaga lembrança sobre o "papa de Hitler", não é mesmo? Acontece que um rabino (não um cristão) escreveu um livro dizendo que não é nada disso, que Pio XII salvou um monte de judeus. Mesmo que o papa tivesse sido omisso ou um colaborador, não dá para negar a diferença dos católicos alemães com o nazismo.
- o broche comemorativo do dia do trabalho de 1934.
- nazistas não se identificaram como direitistas.
- nazistas não se identificaram como direitistas.
Realmente te prejudica:
- o socialismo do partido nazista.
Não te ajuda:
- a perseguição a comunistas. Stalin executou talvez ainda mais comunistas que seu colega alemão. Todo líder comunista elimina seus opositores, chamando-os de revisionistas, fascistas ou coisa parecida.
- a perseguição à facção esquerdista do partido nazista, chamada strasserismo. Lênin tampouco gostava da turminha de baixo batendo tambor. Ele escreveu um livro chamado "Esquerdismo: doença infantil do comunismo".
- dizer que o nazismo não era o "verdadeiro socialismo". Espera, onde foi que já ouvi isto antes? Ah, é.
- dizer que o partido nazista fez acordos com a burguesia alemã. Sério?
Te ajuda:
- o anti-semitismo. A direita européia, em graus variados, era anti-semita. Desde então, a esquerda ficou com inveja e a desbancou. Da direita vem o apoio a Israel hoje.
- o nacionalismo, mais identificado com a direita.
- o mesmo líder conservador citado colaborou para a ascensão de Hitler à chancelaria. Achou que poderia manobrá-lo e foi descartado. Ao menos não foi assassinado, como outros líderes conservadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário