domingo, setembro 06, 2009

A sabedoria de José Bonifácio

Na véspera do dia da Independência Brasileira, vejamos as palavras do patriarca sobre a administração do Brasil.

O documento chama-se Lembranças e Apontamentos, trata-se de instruções ao deputados da província de São Paulo junto às Cortes de Lisboa à época do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1821.

Atentai para a proposta de criação de uma universidade no Brasil.

"(...)

6o. Que se cuide em legislar e dar as providências mais sábias e enérgicas sobre dois objetos da maior importância para a prosperidade e conservação do Reino do Brasil: O 1o. sobre a catequização e civilização geral e progressiva dos Índios bravos, que vagam pelas matas e brenhas; sobre cujo objeto um dos Membros deste Governo dirige uma pequena Memória às Cortes gerais por mão de seus deputados; o 2o. requer imperiosamente iguais cuidados da Legislatura sobre melhorar a sorte dos escravos, favorecendo a sua emancipação gradual e conversão de homens imorais e brutos em Cidadãos ativos e virtuosos; vigiando sobre os Senhores dos mesmos escravos para que estes os tratem como homens e Cristãos, e não como brutos animais, como se ordenara nas Cartas Régias de 23 de março de 1688, e 27 de fevereiro de 1798, mas tudo isto com tal circunspecção que os miseráveis escravos não reclamem estes direitos com tumultos e insurreições, que podem trazer cenas de sangue e horrores. Sobre este assunto o mesmo Membro deste Governo oferece alguns apontamentos e idéias ao Soberano Congresso.

7o. Não podendo haver Governo algum Constitucional que dure sem a maior instrução e moralidade do povo, para que a primeira se aumente e promova, é de absoluta necessidade, que além de haver em todas as Cidades, Vilas e Freguesias consideráveis, escolas de primeiras Letras pelo método de Lancaster com bons catecismos para leitura e ensino de meninos, de que temos excelentes modelos na língua Alemã e Inglesa, haja também em cada Província do Brasil um Ginásio ou Colégio, em que se ensinem as ciências úteis; para que nunca faltem, entre as classes mais abastadas, homens que não só sirvam os Empregos, mas igualmente sejam capazes de espalhar pelo Povo os conhecimentos, que são indispensáveis para o aumento, riqueza e prosperidade da Nação; pois segundo diz Bentham, as ciências são como as plantas, que tem crescimento em dois sentidos, em superfície e em altura, e quanto às mais úteis é melhor espalhá-las que adiantá-las. Assim, nos parece necessário que Cada Província do Reino do Brasil na Capital tenha as Cadeiras Seguintes: 1a. uma de Medicina teórica e prática; 2a. de Cirurgia e arte obstetrícia; 3a. outra de arte Veterinária (Estas três Cadeiras, principalmente as duas primeiras, são de absoluta necessidade para a Província de São Paulo); 4a. uma de elementos de Matemática; 5a. outra de Física e Química; 6a. outra de Botânica e Horticultura experimental; 7a. por fim, outra de Zoologia e Mineralogia.

8o. Além destes Colégios, é de absoluta necessidade para o Reino do Brasil, que se crie desde já pelo menos uma Universidade, que parece que deverá constar das seguintes Faculdades: 1a. Faculdade Filosófica composta de três Colégios: 1o. de Ciências Naturais, 2o. de Matemáticas Puras e Aplicadas, 3o. de Filosofia especulativa e boas Artes; 2a. de Medicina; 3a. de Jurisprudência; 4a. de Economia, Fazenda e Governo. Cada uma dessas Faculdades terá as Cadeiras necessárias para o completo ensino de todos os conhecimentos humanos. A Teologia pode ser ensinada nos Seminários Episcopais, para que tenhamos Clero douto e capaz, o qual absolutamente falta no Brasil. O clima temperado, mais frio que quente, a salubridade dos ares, a barateza e abundância de comestíveis, e a fácil comunicação com as Províncias, centrais e de beira-mar, que requerem que esta Universidade resida na Cidade de São Paulo, que tem já edifícios próprios para as diversas faculdades nos Conventos do Carmo, São Francisco e dos Bentos apenas habitados por um ou dois frades quando muito.

(...)"*

*Colaborou Stella Caymmi


Fonte: Andrada e Silva, José Bonifácio de. Lembranças e Apontamentos do Governo Provisório para os Senhores Deputados da Província de São Paulo. 1821.
Disponível em http://www.obrabonifacio.com.br/colecao/obra/1266/digitalizacao/pagina
Acesso em 06/09/2009.

Um comentário:

dangelex disse...

Olá Daniel,
li e reli as palavras do patriarca.Achei a escolha bem oportuna.O blog está legal.Quando quiser,passe no meu www.myspace.com//dangelex( com proposta bem diferente...)
Abçs