O renomado jornalista Alberto Dines dedicou o programa Observatório da Imprensa do dia 25 de Novembro ao tratado celebrado entre o Vaticano e o Brasil em viagem de Lula ao Estado Católico no começo de Novembro. Segundo Dines, a grande imprensa comeu mosca por não noticiar o tratado. A discussão do programa se deu em torno da laicidade da República Brasileira e da separação entre Igreja e Estado.
O conteúdo do tratado não confere em um momento sequer privilégios à Igreja Católica. Basta lê-lo para saber disso. Sendo assim, o único propósito do tratado só pode ser a ratificação dos direitos religiosos que já existem. É de se supor o interesse dos católicos romanos pelo tratado porque a Igreja Católica Brasileira sofre derrotas atrás de derrotas no âmbito jurídico. O tratado apenas impede a possibilidade de uma discriminação injusta, ao invés, como parecia pelo discurso do programa, de conferir privilégios à Igreja Romana.
Agora, Alberto Dines, jornalista tarimbado, seria justo também que você tivesse comentado sobre a "barriga coletiva," como você chamou a ausência da notícia do tratado na grande imprensa brasileira, no caso do Foro de São Paulo, o qual foi escondido do público brasileiro durante quinze anos pela grande imprensa e por observadores da grande imprensa como você.
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário