terça-feira, novembro 11, 2008
Padre Paulo Ricardo lança o primeiro livro da série terapia das doenças espirituais
Lançado o primeiro livro do padre Paulo Ricardo sobre a terapia das doenças espirituais. Na introdução, ele conta que encontrou nos Santos Padres, chamados os Pais da Igreja, a resposta para o problema que o afligia acerca do ensinamento da cura das doenças espirituais, as quais são: gula, luxúria, avareza, as três primeiras tratadas neste volume, ira, tristeza, acídia, vanglória e soberba. Diz o Padre que a representação habitual de Cristo com a face misericordiosa é parcial. Jesus Cristo não foi apenas o homem que perdou os pecados e a fraqueza humana, mas também quem expulsou irado os vendilhões do tempo. Jesus exige de nós comprometimento e esforço.
"Inspirada pela cena do Juízo Final (Mt 25, 31-46), a arte sacra representa Jesus com a feição ao mesmo tempo misericordiosa e irada. É o rei-juiz que diz aos que estão à sua direita: “Vinde benditos!”; e aos da esquerda: “Apartai-vos, malditos!”. Reúnem-se num só rosto, de forma paradoxal, as duas formas de Deus nos amar: a compaixão e a ira." (RICARDO, Paulo. Um olhar que cura. Introdução)
O livro pode ser adquirido aqui.
A pintura no alto é de autoria de Hieronymus Bosch e se chama Os Sete Pecados Capitais e as Últimas Quatro Coisas. Ao centro do círculo, Jesus emerge de sua tomba. Embaixo, uma frase em latim afirma 'Cuidado, cuidado, Deus vê.' Mais embaixo, no círculo, mostra-se o pecado da ira, seguido, no sentido do relógio, da inveja, ganância, gula, preguiça, luxúria e orgulho. Os quatro círculos nas extremidades significam A Morte, o Julgamento, Inferno e Glória.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário