Alexandre Inagaki, que escreve o blogue Pensar enlouquece, disse bobagem ao comemorar a vitória eleitoral de Barack Obama em texto do dia 5 de novembro. No primeiro parágrafo, que aqui quero comentar, ele aponta a herança maldita que o próximo presidente terá que enfrentar. Segundo Inagaki, Bush é "um homem fraco e desastrado capaz de se engasgar com pretzels, deixa como legado a pior crise econômica desde o crash de 1929 e um país às voltas com os desafios impostos pela crise ambiental, tropas enredadas no Iraque, um sistema de saúde arruinado e a sombra do terrorismo que não se dissipa desde aquele dia 11 de setembro de 2001."
Bush pode ser um homem fraco porque em várias oportunidades evitou o confronto com seus adversários políticos democratas quando esses flertavam com os inimigos declarados dos EUA e aceitou ser o presidente norte-americano que colocou em marcha o plano do Conselho das Relações Exteriores de unir seu país ao México e Canadá, plano esse que não seria aprovado pelo povo americano se consultado.
Mas ô Inagaki, diminuir a figura de W. Bush dizendo que ele é capaz de se engasgar com pretzels é falta de honestidade. Você nunca se engasgou? Você acha que o fato de um homem da idade de W. Bush se engasgar denota algo contra a sua capacidade?
Os demais argumentos, com exceção da crise ambiental, que ninguém sabe ao certo se existe, e do sistema de saúde arruinado, tema o qual não estudei, foram tratados ou por mim, no artigo O saldo de George W. Bush, ou por Stephen Kanitz, no artigo A recessão deverá ser curta, e por isso remeto os leitores a esses dois textos.
sexta-feira, novembro 21, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário