quinta-feira, junho 20, 2013

Anônimos

Há um fundo geral de insatisfação no ser humano, de inquietude, derivado de nosso natural espírito de curiosidade, esse fundo de insatisfação jamais será extinto por qualquer conquista específica na Terra, será no máximo amainado durante um tempo, para retornar em seguida. Desapontamentos também diminuirão o apetite de insatisfações específicas, mas o fundo geral continuará lá. Essa é a condição humana na Terra.

Esse fundo geral espouca de tempos em tempos em insatisfações específicas. Na vida política de um país, o fundo também se manifesta em maior ou menor grau de quando em quando. O que está acontecendo no Brasil é uma liberação da energia desse fundo de insatisfação em demandas sem sentido específico algum, pedir pela paz ou por educação e saúde, por exemplo, ou em demandas específicas que, no entanto, são de cada um ou de milhares de pequenos grupos. Já foi dito, não é segredo para ninguém, que os protestos no Brasil não têm uma bandeira.

A energia liberada nesses protestos será canalizada de algumas maneiras, será capitalizada politicamente, agora ou quando a poeira baixar. Talvez a poeira seja envolta num redemoinho político ou se disperse em ventanias oblíquas em desencontro. Como se capitalizará essa energia gerada?