terça-feira, dezembro 31, 2013

O que é o mercado?

Mercado é o processo pelo qual os desejos de trocar a propriedade de um bem ou de um direito, dinheiro inclusive, uns pelos outros, fazem-se a côrte, eventualmente se comprometendo.

Não existem mão invisível ou forças impessoais do mercado. Existem pessoas tentando trocar seus bens e direitos por outros bens e direitos. E para isso precisam precificá-los da maneira mais justa possível, além de criar o desejo alheio de adquirí-los. Esse desejo pode já estar latente na pessoa, bastando que ela tome notícia de que o bem que quer esteja em negociação por um preço razoável, sentindo-se confortável com seu negociante, para concretizá-lo. Caso o bem ou direito seja produto novo, informar-lhe de sua real praticidade é fazer-lhe um bem.

Inventar necessidades, criar artificialmente desejos, porém, é atitude espertalhona, que não pode entretanto ser combatida pela força física, leia-se, pelo direito, porque ato indiscriminável, intenção subjetivíssima; pela cultura, porém, pode.

Empresário, você existe para descobrir e suprir as necessidades das pessoas, de seus funcionários, você existe para produzir, gerar riqueza. Você existe para servir.

Nenhum comentário: