por Shinran
Poder próprio é o esforço para alcançar o nascimento, seja invocando nomes de Budas outros que o de Amida e praticando bons atos outros que o nembutsu, de acordo com suas circunstâncias particulares e oportunidades; seja esforçando-se para torna-se merecedor (do nascimento) consertando a confusão em seus atos, palavras e pensamentos, confiante em seus próprios poderes e guiado por seu próprio cálculo.
Poder alheio é confiar-se ao décimo oitavo entre os votos de Amida Tathagata, o Primeiro Voto de nascimento através do nembutsu1 , que Amida selecionou e adotou dentro de todas as outras práticas. Uma vez que esse é o voto de Tathagata, Honen disse: "No Poder Alheio, nenhum trabalho é trabalho verdadeiro.""Trabalho" [que é negado] é um termo indicando cálculo. Uma vez que o cálculo da pessoa em busca de nascimento é poder próprio, ele é "trabalho." Poder Alheio é nos confiarmos ao Primeiro Voto, é nosso nascimento ficar firmemente assentado; logo também é sem o trabalho de alguém. De sorte que, por outro lado, você não deve ficar ansioso de que Tathagata não o receberá porque você pratica erros. Um ser idiota possui por natureza paixões cegas, logo você precisa admitir-se como um ser de mal cármico. Por outro lado, você não deve imaginar que merece alcançar nascimento porque você é bom. Você não pode nascer na terra verdadeira e realmente realizada por meio desse cálculo de poder próprio. Foi-me ensinado que com o shinjin de poder próprio uma pessoa só pode alcançar o nascimento no reino da indolência, na terra limítrofe, no palácio-matriz, ou na cidade da dúvida. [Lamp for the Latter Ages, Letter 2, I, pp. 525-526; See also The Virtue of the Names of Amida Tathagata, I, p. 658]
......
Retirado do livro The Essential Shinran, A Buddhist Path of true Entrusting, compilado e editado por Alfred Bloom, World Wisdom, 2007, pp.87-88.
1 A verdade de que somos seres limitados e imperfeitos, que nos toca transformando nossa insegurança existencial em profunda gratidão pela vida, "é trazida a realidade vívida dizendo-se o nembutsu -- "Namu-amida-butsu" --, o profundo desejo, chamado de Primeiro Voto de Amida, tocando cada um de nós, de modo a podermos ser liberados da auto-ilusão. Ao se dizer o nembutsu, afirma-se que este eu limitado, "namu", (...) é sustentado por "amida-butsu", a Luz e a Vida ilimitadas, sem fronteiras." (Unno, Taitetsu. Disponível em: http://www.livingdharma.org/Tannisho/TannishoHowToRead.html. Tradução minha)
Tradução minha.
Shinran (1173-1263) foi um reformador da tradição budista. Como vemos na passagem acima, ele acentuou a doação a Amida sobre práticas determinadas que se acreditava conduziriam o fiel ao nascimento na Terra Pura. Não deixamos de notar que seu ensinamento muito se assemelha ao do próprio Jesus, que acentuou o amor ao Pai em lugar do mero cumprimento da lei.
Um comentário:
Finally, an issue that I am passionate about. I have looked for information of this caliber for the last several hours. Your site is greatly appreciated.
Postar um comentário