terça-feira, abril 28, 2009

Dificuldade essencial do casamento homossexual

Os cônjuges com idade sexualmente ativa têm a legítima expectativa de praticarem um com o outro a conjunção carnal. Se um dos cônjuges casa com o outro sem saber que este não autorizará a prática da conjunção carnal consigo, o primeiro pode reclamar a anulação do casamento por erro essencial quanto à pessoa. Homem e mulher têm papéis definidos na prática do ato sexual, o homem penetra e a mulher é penetrada. Lembre-se que as modalidades sexo oral e anal não são exigíveis no casamento, podendo ser praticadas a critério do casal, porém não configuram um dever do cônjuge.

A maior dificuldade do casamento homossexual é que não existem papéis definidos no que concerne à realização de um ato sexual. Como poderá um dos cônjuges atribuir a culpa da dissolução do casamento ao outro, sob a justificativa de que ele não aceita ser penetrado? O outro cônjuge poderá dizer que imaginava seria ele o penetrante na relação sexual.

quarta-feira, abril 22, 2009


O agente especial Ethan Hunt venceu o complexo de 007. Ele conseguiu sobreviver e ainda manteve um casamento bom.

sexta-feira, abril 10, 2009

Gran Torino

Sobre o filme Gran Torino, escrevi o seguinte na página de comentários do crítico Marcelo Janot, que fez um elogio rasgado à produção. Como ele, também gostei muitíssimo.

"Obrigado pelo elogio ao filme, Janot. É um prazer enorme ver que há críticos que gostam desses filmes pessoalíssimos e verdadeiros. Um blogueiro disse que Walt Kowalski é um cordeiro em pele de lobo. Esse é o filme mais esperançoso de Eastwood a que assisti. Se em Menina de Ouro ele tira a vida de outra pessoa, neste ele dá a vida por essa pessoa. Ele deu ao garoto a possibilidade de ter uma vida honesta e salvou catolicamente sua alma. Um filme, como você disse, impactante! O cowboy descobre que não pode salvar a cidade com suas balas, mas pode dar toda a possibilidade de vida para um garoto que tinha baixas expectativas."

segunda-feira, abril 06, 2009

O muro das lamentações pode ter sucesso

O muro que Sérgio Cabral pretende construir para impedir a expansão das favelas têm se tornado o muro das lamentações de muitos opinantes. Porém, se ele for eficaz como o foram os muros de Berlim e o de Israel, que diminuiu drasticamente o número de atentados terroristas no país dos judeus, então o muro das lamentações pode vir a ser um muro de bastante sucesso.

Ele não pretende isolar os favelados do resto da cidade. Quem o diz está mentindo. O muro pretende, volte-se a dizer, impedir o crescimento das favelas e se o fizer terá servido muito bem à cidade, que não pode mais aturar a construção irregular.